Construção da Casa - Capítulo 1

{ terça-feira, 22 de junho de 2021 }
Como tenho muita coisa pra contar e mostrar sobre a construção da nossa casa, vou fazer em partes. Pretendo mostrar alguma coisa cada semana, e vocês podem acompanhar a evolução.
Hoje vou contar sobre a escolha e compra do terreno:

Jan a Março de2010
Precisamos mais ou menos 3 mêses até encontrar um terreno que coubesse no nosso magro orçamento. A idéia era fazer o financiamento pela Caixa Econômica Federal na modalidade compra de terreno + construção pelo Programa Minha Casa Minha Vida. Pretendíamos pegar no máximo 70 mil reais. Como nossa casa era para ter em torno de 70 m², ela custaria em torno de 50 mil, sobrando apenas 20 mil para o terreno.

Aqui na cidade os terrenos já estavam bem caros naquela época em virtude da instalação de um centro da Universidade Federal de Santa Maria, o que fez com que os preços aumentassem pelo alta procura de imóveis para alugar e das vendas de casa e terreno.

Nosso principal critério de escolha era que fosse próximo de onde morávamos, sendo assim perto do meu trabalho, do centro da cidade e de mercado/padaria/farmácia... mas acabamos aceitando olhar em outros pontos da cidade também.

Depois de olhar vários terrenos, meu marido se encantou por um terreno bem abandonado, sem placa de venda, próximo a outro terreno que gostamos. Ele correspondia aos nossos critérios, mas ninguém sabia onde podíamos localizar a proprietária, que era de outra cidade. Praticamente já tínhamos desistido dele, quando meu marido conversou com o corretor responsável pela casa que morávamos de aluguel e ele nos ofereceu um terreno que estava à venda desde 2000 . Meu marido veio pra casa contente, pois pela descrição era o terreno que ele havia gostado. No outro dia o corretor me levou para conhecer o terreno e era o dito cujo... e acreditem... foi amor à primeira vista! Porém, como a proposta de venda era antiga, ele não sabia da situação atual, pois fazia tempo que ninguém se interessava pelo terreno, até já podia ter sido vendido por outra Imobiliária. O corretor ligou para a proprietária e veio a boa notícia: além do terreno ainda estar à venda, o preço se encaixava no nosso orçamento, os exatos 20 mil reais. E o terreno era de esquina, enorme - com quase 600 m².

É ou não é um sonho de consumo um terreno dessa dimensão por este preço?

Agora vou colocar as primeiras fotos tiradas do local, antes e durante o processo de aquisição...



No próximo capítulo eu falarei sobre o projeto da casa e o processo de financiamento pela CEF.

Beijim e obrigada pela visita!