Desafio

{ quinta-feira, 2 de junho de 2011 }
Nessa segunda postagem vou dividir minha idéia de fazer a compostagem do lixo orgânico da minha casa. Assim, além de diminuir a quantidade de lixo que mando pelo lixeiro, vou preparar adubo pra minha graminha (que por sinal precisa muiittoo dessa atenção). Pesquisando por aí eu descobri que é muito simples!

 No meu caso, como moro em casa com pátio, basta abrir um buraco usando uma cavadeira e uma pá (maridão vai fazer isso né..) e ir colocando todo o lixo orgânico "bom" aí dentro, tomando o cuidado para colocar terra de vez em quando para que fique uma mistura pronta para o uso. Quando eu me refiro a lixo "bom", digo que é resto de alimentos ainda não cozidos e nunca resto de alimentos de origem animal, pra evitar o cheiro ruim (eca) e que o local seja atração de insetos não desejados, como formigas e baratas (eca²). Por esses motivos também é fundamental deixar o local com uma tampa. E lá em casa essa tampa deverá ser bem forte e pesada por causa dos pequenos (meus cães). Já pensou se os 3 resolvem brincar por lá? Também descobri duas ótimas dicas:
- para evitar o mau cheiro: colocar sempre que possível borra do café;
- para o precesso de decomposição ser mais rápido: picar os alimentos antes de colocar no buraco.

Para maiores esclarecimentos é possível consultar esse site super bacana: http://www.recicloteca.org.br/ . Neste site tem um video que mostra o passo-a-passo de uma compostagem para apartamento, utilizando uma caixa organizadora de plástico, super fácil. Inclusive foi de lá que tirei mutas dicas para fazer a minha.

Por hoje é isso, fim de semana vamos fazer lá em casa e posto as fotos. Bejos!